Resumo
Presume-se que em uma organização, um processo burocrático bem gerenciado transfigura-se essencial para que os funcionários tenham acessoainformações precisas, de qualidade e nos momentos desejados para que decisões assertivas possam ser tomadas. Além disso, as empresas necessitam compreender o papel relevante desempenhado pela gestão burocrática no provimento da informação, uma vez que tal gestão faz partedo processo de gestão da informação. Diante disso, a presente pesquisa parte do seguinte problema: no contexto organizacional, qual é o papel da burocracia nos processos de gestão da informação? O objetivo desta pesquisa éanalisar as implicações positivas e negativas da burocraciana gestão da informaçãoe demonstrar como potencializar suas implicações positivas nos ambientes organizacionais, a fim de tornar os resultados obtidos pelos processos da gestão da informação cada vez mais expressivos. Para tanto, foidesenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e de cunho teórico. Considera-se que a gestão da informação não consegue ser implantada com eficiência se na organização existir uma burocracia com características ultrapassadas e não combinadas com a sociedade da informação.