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Uso de fontes de informação por alunos de Arquivologia
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Metadados
Miniatura
Título
Uso de fontes de informação por alunos de Arquivologia
Resumo
Pesquisa exploratória que investiga o uso das fontes de informação utilizadas pelos alunos concluintes do Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, do período de 2011 a 2013. A metodologia incluiu uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa documental, que abrangeu a análise das citações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos. Para a análise dos dados adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para o uso diversificado de fontes de informação, com ênfase na língua portuguesa e cronologia recente. O tipo de fonte de informação mais utilizado foi o livro impresso, seguido de artigo de periódico impresso e online. A legislação também apresentou grande uso, revelando que o curso emprega uma base conceitual baseada em legislação. Também foram utilizadas: teses, dissertações, monografias e dicionários especializados em Arquivologia. Também estavam presentes, mas em menor proporção as tabelas de temporalidade, atas, regimentos, normas técnicas, editais, diagnósticos, apostilas (textos), etc. Diante dos resultados, pode-se concluir que, embora a Internet seja um recurso muito difundido nos dias atuais, os livros impressos constituem a fonte de informação mais utilizada pelos alunos de Arquivologia.
Palavra-Chave
Análise > Análise de citações | Arquivologia | Estudo > Estudo de Uso | Fonte > Fonte de informação
Relacionado à Obra
ISSN
2318-6186
Sumário
Relatos de Pesquisa
Período
jul./dez.
Volume
2
Número
2
Páginas
55-73
Ano
Categoria
Outro Idioma
Title/Título/Titre
USE OF INFORMATION SOURCES BY ARCHIVOLOGY STUDENTS
Abstract/Résumé/Resumen
Exploratory research that investigates the use of information sources used by the undergraduate students of the baccalaureate in Archival Sciences of the Federal University of Paraíba, from 2011 to 2013. The methodology included a literature and documentary research, which involved the citations’ analysis of Course Conclusion Papers elaborated by the undergraduated students. For data analysis, we adopted a quantitative-qualitative approach. The survey results point to the diverse use of information sources, with emphasis on Portuguese and recent chronology. The most commonly used source of information was the printed book, followed by printed and online journal articles. The legislation also had great use, revealing that the baccalaureate employs a conceptual framework based on legislation. Were also used: theses, dissertations, monographs and specialized dictionaries in Archival Sciences. Were also present, but to a lesser extent, the temporality tables,minutes, regulations, technical standards, notices, diagnostics, handouts (textbooks), etc. With the results, we can conclude that, although the Internet is a widespread feature today, the printed books are the source of information most used by Archival Sciences' students.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archivology | Citation analysis | Information source | Use Study