Início > Coleções > Arquivística > Gestão de documentos arquivísticos digitais: o grau de satisfação dos usuários do SEI na Administração Pública Federal
Gestão de documentos arquivísticos digitais: o grau de satisfação dos usuários do SEI na Administração Pública Federal
A gestão de documentos arquivísticos digitais se apresenta como grande desafio aos fazeres arquivísticos. Assim, este artigo pretende analisar como tal gestão é vista pelos usuários do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal (APF). Teve-se, como marco empírico, órgãos e entidades localizadas no Rio de Janeiro e em Brasília, que são: a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a Divisão de Cadastro e Pagamento do Departamento de Órgãos Extintos, que é um setor da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento. Em relação à metodologia, o presente trabalho se pautou em uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter exploratório descritivo, utilizando a pesquisa de campo, a pesquisa bibliográfica e ainda a coleta de dados, através de questionários com abordagem de escala Likert. O estudo junto aos seus usuários mostrou que o SEI não faz a gestão de documentos arquivísticos digitais.
Digital Records Management: the satisfaction of SEI users in the Federal Government Agencies
Abstract/Résumé/Resumen
Records management in electronic systems is a great challenge concerning archival activities. Accordingly, this article intends to analyze what the users of the Sistema Eletrônico de Informações (SEI), in the various federal government agencies, find about this system. Three agencies located in Rio de Janeiro and Brasília were selected as test bed: Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) and Divisão de Cadastro e Pagamento do Departamento de Órgãos Extintos, the latter is a unit of the Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento. Regarding the methodology, this study was a descriptive exploratory research based on a quantitative-qualitative analysis, as from field research, bibliographic research and data collection by means of questionnaires with a Likert scale approach. The survey with the system users evidenced that the SEI does not perform records management.