Resumo
Os estudos que têm como base os princípios da Gestão do Conhecimento (GC) tem suas bases ligadas à criação de ambientes favoráveis ao compartilhamento controlado dos conhecimentos de cada indivíduo. O estudo temoobjetivo de analisar aprática de Gestão por Competências (GpC) adotada na distribuição dos docentes e disciplinas nos Cursos de Graduação em Arquivologia em nível nacional.Os quatro objetivos específicos são dereconhecer as disciplinas obrigatórias que formam o eixo comum entre as universidades; apontar as competências necessárias ao curso, por meio das disciplinas comuns obrigatórias; mapear as competências técnico-profissionais dos docentes que ministram as disciplinas obrigatórias comuns aos cursos; e compararas competências essenciais dos cursos com as competências essenciais individuais dos docentes. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza documental direta,em que utilizamos fontes primárias; o método é indutivo, e os objetivos são de cunho exploratório edescritivo, coma aplicação daabordagem qualitativa e quantitativa-descritiva. Em relação aos procedimentos,utilizao estatístico e o tipológico, e as variáveis dependentes e independentes são as categoriasde disciplinase os currículos Lattesdos docentes, respectivamente. Os objetos de estudo sãoas disciplinas comuns obrigatórias das 16 universidades que ofertam Cursos de Graduação em Arquivologia,autorizados pelo Ministério da Educação brasileiro,e os professores que atuamnas respectivasdisciplinas.Oscurrículos Lattesdestes foram analisados de acordo com o método de Análise de Conteúdo, com as diretrizes da GpCe com as técnicas de estatística descritiva. Os resultados indicam que há traçosda aplicação das diretrizes da Gestão por Competências nas disciplinas obrigatórias comuns aos Cursos de Graduação em Arquivologia no Brasil. As análises e as discussões nos possibilitamconcluir que a hipótese de que os professores dos Cursos de Arquivologia no Brasil são alocados nas disciplinas de acordo com suas competências técnico-profissionaisé parcialmente verdadeira e corresponde àmetade das categorias de disciplinas obrigatórias comuns, enquanto a outra metade não tem índicesigualmente positivos. Caso a GpC seja empregada de maneira adequada, eficiente e eficaz, poderá sanar ou minimizar os problemas apontados e aumentar os índices encontrados durante esta pesquisa, além de agregar inúmeros benefícios ao serviço público. Espera-seque,com este trabalho, a GpC possa ser considerada uma solução emergente para as questões que se apresentam nos referidos cursos.