-
Gestão documental: as informações produzidas na escola pública e na escola particular
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Gestão documental: as informações produzidas na escola pública e na escola particular
Resumo
Com a intensificação da Globalização, a racionalização da massa documental se tornou estratégia paraas instituições alcançarem eficiência nos serviços em que prestam. O artigo analisa o processo de guarda e recuperação das informações produzidas na Escola pública e Particular, tendo como parâmetro o ferramental teórico-metodológico da Gestão de Documentos. A Metodologia adotada foi o Estudo de Caso, cuja aplicação de questionário a duas gestoras permitiu comparar a prática arquivística adotada nos dois estabelecimentos visitados. As evidências mostram que as estratégias adotadas pelos Gestores das escolas para guardar e recuperar as informações documentais dependedo tipo de estabelecimento que, no fundo, passa por recursos financeiros para investir neste segmento específico. Concluímos que o Gestor pode aprimorar este processo a partir do planejamento anual e que contemple procedimentos ancorados em critérios definidos para avaliar, selecionar, eliminar e controlar a massa documental, cuja organicidade arquivística das informações possa constituir um eficiente banco de dados. Estas premissas podem ser aplicadas mais na Escola Pública, onde se reproduz a precariedade de armazenamento e a ineficiência dos arquivos.
Palavra-Chave
Arquivos | Gestão > Gestão de Documentos | Organização > Organização da informação
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN ou ISBN
2318-6186
ISSN
2318-6186
Sumário
Relatos de Pesquisa
Período
jan./jun.
Volume
7
Número
2
Páginas
112-129
Ano
Link Principal
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
DOCUMENT MANAGEMENT: the information produced in public and private schools
Abstract/Résumé/Resumen
With the intensification of globalization, the rationalization of the documentary mass became a strategy for institutions to achieve efficiency in the services they provide. The article analyzes the process of storage and retrieval of information produced in the public and private school, having as parameter the theoretical-methodological tooling of Document Management. The methodology adopted was the Case Study, whose application of a questionnaire to two managers allowed comparing the archival practice adopted in the two establishments visited. Evidence shows that the strategies adopted by school managers for storing and retrieving documentary information depend on the type of establishment that ultimately relies on financial resources to invest in this particular segment. We conclude that the Manager can improve this process from the annual planning and that includes procedures based on defined criteria to evaluate, select, eliminate and control the documentary mass, whose archival information organicity can constitute an efficient database. These premises can be applied more in the Public School, where the precariousness of storage and the inefficiency of archives is reproduced.