Resumo
As reflexões acerca da formação em Arquivologia enfatizam, via de regra, os currículos escolares. Entendendo que a formação é composta pela tríade professor/aluno/conhecimento, o presente artigo tem como diretriz de investigação o docente dos cursos das Universidades que possuem maior tradição na área de Arquivologia no Brasil sendo a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade de Brasília e a Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa, utilizando-se do método de coleta de dados, desenhou um breve perfil dos docentes e buscou esclarecer a composição do cenário por trás do quadro de escassez de professores com formação na área. Com aplicação de variáveis quantitativas e qualitativas, indagou-se acerca das interferências na decisão da atuação do profissional arquivista na docência, o grau de satisfação, os fatores motivacionais, os obstáculos apresentados e a composição do corpo docente nos cursos. Os resultados indicam que os fatores que mais influenciaram na decisão de atuar como docente em Arquivologia foram a aptidão natural e as oportunidades que a ciência oferece como um campo de trabalho e pesquisa amplo e multidisciplinar.