Resumo
O avanço tecnológico da informação e comunicação cada vez mais possibilita uma transferência fácil e intensa de informação e conhecimento. Com relação às instituições de ensino independente do nível em que atuem já existe uma cultura consolidada envolvendo o uso cada vez maior do ambiente virtual para implementação do processo ensino-aprendizagem. Adoção de tecnologias educacionais já se tornou uma prática comum, permitindo o aumento do desempenho dos elementos envolvidos neste processo como uma forma diferenciada de atuar frente um mercado de trabalho competitivo. Exigindo que acadêmicos e professores se reciclem bem como a instituição se recicla como um todo. Desta forma, buscamos apresentar a experiência da adoção da plataforma Moodle para prover uma melhoria no acesso à informação e a difusão do conteúdo da disciplina Gerência de Arquivos I do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria. Oportunizando aos acadêmicos, da disciplina presenciar uma realidade hoje encontrada nas mais diferentes instituições, envolvendo Tecnologia da Informação e Comunicação, além de permitir agregar conhecimentos não só da área arquivística, bem como da área tecnológica.