Resumo
A situação dos arquivos municipais do Peru pode ser apreciada a partir dos documentos elaborados pelo Arquivo Geral da Nação desde 1992, quando se realizaram duas reuniões de caráter nacional, cujo resultado consta de acordos e recomendações sobre o assunto. Entre os dias 5 e 7 do mês de dezembro próximo, será realizada a III Reunião, com temática voltado para os prazos de retenção das séries documentais mencionadas no Quadro de Classificação de Fundos elaborado nas duas primeiras reuniões. Apresentaremos dados estatísticos sobre o universo dos arquivos municipais no país, mencionando assuntos relacionados com os fundos documentais, pessoal, infra-estrutura etc. O órgão do Arquivo Geral da Nação encarregado da supervisão, assessoramento e coordenação dos arquivos municipais é a Diretoria de Desenvolvimento Arquivístico e Arquivo Intermediário, a mesma que coordena permanentemente a Comissão de Arquivos Municipais, que se renova ano a ano mediante eleição dos participantes de cada uma das reuniões nacionais. Durante sua gestão, a Comissão eleita elabora documentos de trabalho, além de realizar visitas periódicas aos diversos arquivos para avaliar a aplicação do Quadro de Classificação e aperfeiçoá-lo.