Resumo
Esse artigo apresenta a importância da organização dos documentos fotográficos enquanto documento de arquivo, apresentando as dificuldades metodologias e procedimentos adotados para a organização desse documento, destacando também a importância que os registros fotográficos organizados em ambiente de museu preservem suas origens. Nesta investigação constatou-se como a fotografia documento, por diversas razões não recebe o tratamento técnico adequado e necessário como os demais documentos de arquivo. Assim, tivemos como enfoque do trabalho o estudo de caso do Museu Municipal Jezualdo D‘Oliveira, situado no município de Mirassol – SP, que possui sob sua custódia coleções fotográficas do Município. Caracterizando assim, uma organização peculiar: atualmente são objetos de museu, porém são documentos produzidos pela Prefeitura e Câmara Municipal de Mirassol que devido à classificação museológica e o manuseio incorretos, e com o agravante de diversas exposições incorretas, muitas informações foram perdidas e sua organização foi fragmentada dos demais documentos, perdendo-se o vínculo administrativo das fotográficas. O produto final deste trabalho foi o desenvolvimento de uma ficha catalográfica, onde esses dados fossem preservados.