Resumo
O Movimento Estudantil tem sido um dos principais laboratórios de produção cultural no Brasil. Os problemas identificados pelos jovens, nas discussões, formas de organização e intervenção resultam em um complexo processo político que intervém no Estado, no Sistema Educacional, na produção literária, cinematográfica, musical, teatral, científica, tecnológica, etc. Após a repressão feita pelo regime militar, os estudantes chegaram às universidades na condição de desinformados, com uma estereotipada e depreciativa visão da realidade que os afastavam das discussões promovidas pelo Movimento Estudantil. Visando solucionar o problema, alguns estudantes de História da Universidade de Brasília projetaram o Sistema de Informação, Documentação e Arquivo do Centro Acadêmico de História - SIDOCAH. Adequado ao funcionamento das entidades dos Movimentos Populares, das atividades diárias até a preservação e recuperação de sua História, esse sistema tem proporcionado ao curso de História da UnB, informações seguras sobre a realidade estudantil, acadêmica e profissional, tornando o C.A. em entidade dinâmica, atualizada e criativa. Surgindo como laboratório de atividades de documentação e pesquisa, imprescindível para a formação do historiador, o SIDOCAH busca a renovação do Movimento Estudantil levando-o à fase de ocupação de espaços conquistados através de planejamentos, captação de recursos e execução de projetos. O SIDOCAH firmou como principais objetivos os trabalhos nas áreas de divulgação das informações e organização dos acervos. Na área de divulgação, procura agilizar as informações captadas, disseminando-as através de publicações entre os estudantes de História da UnB e de todo o país. Está sendo instalado o sistema de protocolo e a redação do Código de Classificação definitivo e do Manual de Operações.