Resumo
O fator humano constitui uma das maiores preocupações das organizações contemporâneas. Em todos os setores de uma empresa, sabe-se das vantagens que uma efetiva gestão de pessoas pode proporcionar ao bom funcionamento do organismo. No contexto específico dos arquivos, não é diferente, pois, para que as práticas arquivísticas sejam realizadas com êxito, recorre-se às pessoas, pois são elas que acometem vitalidade aos processos; por conseguinte, o arquivista insere-se nesse contexto como gestor do fator humano. Sendo assim, objetiva-se demonstrar a importância do arquivista como líder na condução das equipes de trabalho das unidades de informação arquivística. Através de revisão de literatura em publicações da área da Administração e da Arquivística, bem como estudo documental de um currículo acadêmico, concluiu-se que, o arquivista possui, com base na literatura, papel importante ao gerir as equipes, sobretudo através do monitoramento contínuo das atividades, bem como da aplicação de treinamento. A análise no currículo permitiu afirmar que esse profissional está sendo preparado para exercer as atividades de um líder, devendo ele adquirir novas competências, habilidades e responsabilidades, que extrapolam os fazeres técnicos, podendo exercer também seu papel social e atuar junto às equipes de trabalho, com foco na gestão de pessoa e na liderança.