Resumo
Os impactos oriundos da sociedade moderna refletem inúmeras mudanças no contexto das organizações, em face do aumento da competitividade e das instabilidades advindas de um mercado globalizado e inovador. Para que essas mudanças sejam realizadas com êxito é necessário, a priori, o gerenciamento efetivo da informação, com vistas à geração de novos conhecimentos, processo que viabiliza vantagens competitivas para a empresa e somente se realiza de forma precisa se houver participação das pessoas. Assim, este artigo objetiva discutir a gestão da informação e sua consolidação em gestão do conhecimento, destacando o papel do arquivo e do arquivista nesse processo. Demonstra, com base na literatura em Administração, as características da informação nas empresas e sua transferência em conhecimento organizacional. Apresenta, com base na literatura Arquivística, a inserção do arquivo e do arquivista nos processos de transferência da informação na geração de conhecimento, evidenciando sua contribuição para a gestão do conhecimento em organizações modernas. Ao final, os resultados constataram que, o arquivista constitui um dos profissionais com maior responsabilidade na gestão do conhecimento em organizações, atuando, junto com outros profissionais da informação, como gestor de recursos informacionais, situando-se como um intermediador entre a informação explícita e sua agregação ao conhecimento tácito, viabilizando a construção de inovações.