Resumo
Analisa os fluxos informacionais/documentais e a gestão documental, com o objetivo de caracterizar as tipologias e os usos das informações orgânicas (produzidas internamente à organização), visando estabelecer um modelo aplicado à produção, armazenagem e acesso aos documentos, no âmbito da gestão documental, bem como verificar o impacto das tecnologias de informação e comunicação (TICs), cujo uso influi na crescente proliferação de documentos gerados em meio eletrônico/digital, fator que provoca uma mudança de paradigma significativa no campo científico da Arquivologia. Nesse sentido, acredita-se que a área precisa estabelecer parâmetros arquivísticos mais modernos direcionados à gestão documental integrada, que aborde desde a produção, tratamento, armazenamento, acesso até o uso da massa documental produzida pelas organizações. Além disso, a gestão dos fluxos documentais é a base para se estabelecer parâmetros arquivísticos, visando à guarda permanente dos documentos que possuem caráter comprobatório, legal e jurídico das atividades organizacionais/empresariais. A pesquisa será desenvolvida na cidade de Jaú, mais especificamente nas indústrias de calçados filiadas ao Sindicalçados. Os procedimentos metodológicos referem-se inicialmente à elaboração da revisão de literatura, definiu-se a entrevista como instrumento para a coleta de dados, visando obter informações sobre a gestão documental nas indústrias que fazem parte do universo pesquisado. Como resultado esperado, acredita-se que será possível elaborar um referencial teórico que sustente a discussão, bem como será possível propor um modelo de gestão documental para ambientes empresariais, apoiado em tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a melhoria do fazer arquivístico nesse âmbito.