Resumo
Este trabalho apresenta um inventário parcial de alguns arquivos existentes na cidade de Manaus e analisa as possibilidades que suas fontes oferecem para a compreensão da história da educação das crianças, forjada no Amazonas, na segunda metade do século XIX e início do século XX, período marcado por acontecimentos de natureza política (elevação do Amazonas à categoria de Província) e econômica (ciclo econômico de exploração da borracha), os quais influenciaram os mais diferentes campos da experiência social. A elaboração desse inventário resulta de um duplo movimento. De um lado, é fruto do contato com os estudos de autores ligados à História Cultural (DARNTON, 1990; CHARTIER, 1990, 1991, 1996; e HUNT, 1995) e que, ao se debruçarem sobre temas, fontes e objetos pouco considerados e, ao mesmo tempo, apresentarem novas perspectivas de análise para temas que já vinham sendo investigados, redimensionaram as pesquisas em História da Educação. De outro, advém da experiência de pesquisas que temos realizado nesses arquivos, em especial, com relação à leitura, aos livros escolares e à formação de professores. Desse inventário, resulta o conhecimento dos acervos documentais que constituem tais arquivos e o potencial elucidativo que eles guardam para a compreensão de alguns aspectos do processo de escolarização das crianças amazonenses do período em questão. O inventário ainda aponta para a necessidade de criarmos alternativas para dinamização das formas de acesso a esses arquivos e aos trabalhos de pesquisa gerados a partir deles, o que poderia atrair o interesse de professores e jovens pesquisadores (de graduação e pós-graduação) para o diálogo com tais acervos.