Resumo
A proposição desse estudo é pesquisar o fenômeno fotográfico em sua historicidade e complexidade epistemológica, como documento, representação e fonte de memória, através da análise e leitura dos registros fotográficos de objetos que compõem a casa do escritor Jorge Amado, contidos no livro Rua Alagoinhas 33, Rio Vermelho. Como recorte, foi designado a sala de visitas e os registros fotográficos dos objetos cujas autorias foram identificadas. Enquadra-se na tipologia dos estudos exploratórios e descritivos. Adota a pesquisa bibliográfica e documental e como instrumento de coleta de dados aplica uma entrevista com o fotógrafo, a qual se juntou a observação direta. Apropria-se do método heurístico, caracterizado como intuitivo e experimental e através de um processo de desmontagem e remontagem, da identificação, numeração e resumo temático de cada figura/objeto, busca demonstrar que os registros fotográficos dos objetos, como representação, favoreceram que fosse dada visibilidade à construção da rede sóciocultural tecida pelo escritor. Para tanto foram criados grupos temáticos das figuras /objetos analisados, agrupados por semelhanças, identidades e incidências autorais. Como resultado, o estudo demonstra que o processo de entrelaçamento entre documento, imagem, memória, informação e cultura aponta para a potencialidade da fotografia como mediadora cultural, abrindo novas possibilidades de estudo sobrea representação da informação, no âmbito das Ciências Sociais.