Objetivo: Analisar os aspectos semiológicos da fotografia, considerando-a um gênero do discurso secundário, a partir dos conceitos de studium e punctum de Roland Barthes. Metodologia: Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental que utiliza trabalhos fotográficos da americana Francesca Woodman a partir da construção de um panorama histórico teórico da fotografia como documento e do processo criativo de autora de maneira exploratória com abordagem qualitativa. Resultados: Expõe ao longo da pesquisa discussões sobre o caráter documental da fotografia e de elementos que constituem a poética visual de Woodman como: o corpo grotesco, a performance, a relação do espaço, tempo e memória. Conclusão: Percebe-se que o processo de criação fotográfica passa por uma série de mediações, que gera uma liberdade maior de experimentação, com uma busca por novas formas de expressão e intervenção. A fotografia além de documento iconográfico que materializa memória e história, é elemento de representação da estética e da arte que passa pelo campo visual do fotógrafo.
Semiological analysis of the photographic document based on the thought of Roland Barthes
Abstract/Résumé/Resumen
Objective: To analyze the semiological aspects of photography, considering it a secondary discourse genre, based on Roland Barthes' concepts of studium and punctum. Methodology: This is a bibliographic and documentary investigation that uses the photographic works of the American Francesca Woodman by constructing a historical and theoretical panorama of photography as a document and the author’s creative process in an exploratory manner with a qualitative approach. Results: The research discusses the documentary nature of photography and the elements that constitute Woodman's visual poetics, such as the grotesque body, performance, and the relationship between space, time, and memory. Conclusion: It is observed that the process of photographic creation undergoes a series of mediations, generating greater freedom for experimentation, with a search for new forms of expression and intervention. Photography, beyond being an iconographic document that materializes memory and history, is a representation of aesthetics and art, which passes through the photographer's visual field.