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Mediação, presente: arquivistas como mediadores da leitura
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Metadados
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Título
Mediação, presente: arquivistas como mediadores da leitura
Resumo
Objetivo: Analisar como os arquivistas vêm realizando as atividades de mediação da leitura e quais os documentos utilizados nessas práticas. Metodologia: A pesquisa configura-se como exploratória, quanto ao procedimento, o método utilizado é o levantamento de campo. Os dados foram coletados através de um questionário online e analisados com base na abordagem quantitativa e qualitativa. Resultados: Os dados levantados conduzem a percepção de que os arquivistas são mediadores da leitura e atua no apoio direto e indireto, na formação dos sujeitos leitores, e em suas atividades mediadoras utilizam documentos de arquivo, com destaque para os documentos textuais e iconográficos. Conclusões: constatou-se que as atividades de mediação da leitura são essenciais para uma atuação proativa do arquivista e que essas atividades mediadoras podem contribuir para a interpretação crítica e formação dos sujeitos leitores, conduzindo-os para uma reflexão que apoie a conscientização de suas ações, com base na busca, acesso e apropriação da informação.
Palavra-Chave
Arquivista > Arquivista-atuação | Arquivo > Leitor-arquivo | Leitura | Leitura > Mediação da leitura
Relacionado à Obra
Sumário
Artigo
Período
out./dez.
Volume
28
Número
4
Páginas
354-381
Ano
Categoria
Outro Idioma
Title/Título/Titre
MEDIATION, GIFT: ARCHIVISTS AS READING MEDIATORS
Abstract/Résumé/Resumen
Objective: To analyze how archivists have been carrying out reading mediation activities and which documents are used in these practices. Methodology: The research is configured as exploratory, regarding the procedure, the method used is the field survey. Data were collected through an online questionnaire and analyzed based on a quantitative and qualitative approach. Results: The collected data lead to the perception that archivists are reading mediators and act in direct and indirect support, in the formation of readers, and in their mediating activities they use archival documents, with emphasis on textual and iconographic documents. Conclusions: it was found that reading mediation activities are essential for a proactive role by the archivist and that these mediating activities can contribute to the critical interpretation and formation of subject-readers, leading them to a reflection that supports the awareness of their actions, based on the search, access and appropriation of information.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archivist > Archivist-perfomance | Archival > File-reader | Reading | Reading > Reading mediation