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O ensino de documentos audiovisuais e iconográficos nos currículos de cursos superiores em arquivologia no Brasil
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Metadados
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Título
O ensino de documentos audiovisuais e iconográficos nos currículos de cursos superiores em arquivologia no Brasil
Resumo
Objetivo: refletir sobre a formação do profissional arquivista e a abordagem proposta pela área quanto aos documentos audiovisuais e iconográficos nos arquivos. Como objetivos específicos, procurou-se identificar as primeiras propostas no tratamento desses documentos e realizar um levantamento dos cursos de Arquivologia, verificando o oferecimento de disciplinas e suas ementas sobre esses documentos. Metodologia: possíveis incoerências foram identificadas no entorno do aporte teórico e metodológico referente a esses documentos, uma vez que eles ainda são, frequentemente, abordados como arquivos especiais e especializados, ao invés de serem considerados como um documento cumprindo uma função, com relações orgânicas, dentro de uma instituição. Conclusões: constatou-se que os cursos de Arquivologia no Brasil, em sua maioria, ainda mantêm o conceito de arquivos especiais e especializados desde a década de 1970 e não estipulam, nas disciplinas, critérios ou propostas para a inclusão desses documentos nas funções orgânicas das instituições.
Palavra-Chave
Arquivologia | Arquivos > Arquivos especiais | Documentos > Documentos audiovisuais | Documentos > Documentos iconográficos | Ensino
Relacionado à Obra
Sumário
Artigo
Período
out./dez.
Volume
28
Número
4
Páginas
122-147
Ano
Categoria
Outro Idioma
Title/Título/Titre
The teaching of audiovisual and iconographic records in the education plan of higher education courses in archival science in Brazil
Abstract/Résumé/Resumen
Objective: The main objective is to reflect on the professional development of archivist and the approach proposed by the field regarding audiovisual and iconographic records in archives. As specific objectives, this study sought to identify the initial proposals for the management of these records, and to map the archival science courses, verifying the offering of courses and their syllabi concerning these documents. Methodology: Inconsistencies were identified regarding the theoretical and methodological framework regarding these records, as they are still often approached as special and specialized files, instead of being considered as records fulfilling a function with organic relationships within institutions. Conclusions: Many archival science courses in Brazil still maintain the concept of special and specialized archives and do not establish criteria or proposals for the inclusion of these records in the organic functions of institution.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archival Science | Audiovisual records | Iconographic Records | Archives > Special Archives | Teaching
Documentos
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O ENSINO DE DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS E ICONOGRÁFICOS NOS CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES EM ARQUIVOLOGIA NO BRASILBaixar