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O fenômeno informacional arquivístico na Socioeducação
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Metadados
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Título
O fenômeno informacional arquivístico na Socioeducação
Autor(es)
LOUSADA, Mariana | SILVA, Eliezer Pires da | XAVIER, Jean Maciel
Resumo
Este artigo apresenta parte da pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que teve como objetivo diagnosticar, à luz da teoria arquivística, a gestão de documentos no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo DEGASE). Para alcançar este objetivo, foi necessário identificar os instrumentos normativos que guiam a produção, a utilização e a destinação de documentos na Arquivologia e na Socioeducação. Tornou-se importante, também, mapear os procedimentos relativos ao protocolo e à gestão de documentos, a partir da elaboração de instrumento de coleta de dados, que serviu de roteiro para a observação empírica nas unidades de ponta do atendimento socioeducativo. Utilizou-se a abordagem metodológico-qualitativa de caráter empírico-exploratório, empregando a pesquisa documental, observação empírica e coleta de dados do universo selecionado de unidades de ponta do atendimento socioeducativo. Verificou-se que a produção e a utilização dos documentos são mais orientadas pelos dispositivos legais da Socioeducação do que pelas normativas arquivísticas do PGD Rio, nas unidades socioeducativas. A Gestão de Documentos possibilita o melhor controle na tramitação e maior eficiência com a racionalização da produção dos documentos. Para isso, se faz necessário um setor arquivístico próprio dentro da instituição.
Palavra-Chave
Diagnóstico > Diagnóstico em Arquivologia | Gestão > Gestão de Documentos | Socioeducação
Relacionado à Obra
Sumário
Dossiê pesquisa em arquivologia
Número
15
Páginas
55-76
Ano
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
The archival informational phenomenon in socio-education
Abstract/Résumé/Resumen
This paper presents some of the results of the research developed under the Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos (PPGARQ) of Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), in order to diagnose, in the light of archival theory, the Records Management in the Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo DEGASE). In order to achieve this objective, it was necessary to identify the normative instruments that guide the production, use and destination of documents in Archival and Socioeducation. It was also important to map procedures for protocol and records management, based on the elaboration of a data collection instrument, which served as a roadmap for empirical observation in the leading units of socio- educational service. We used the methodological-qualitative approach of an empirical-exploratory character, using documentary research, empirical observation and data collection from the selected universe of the state-of-the-art units of socioeducational care. It was verified that the production and use of documents are more guided by the legal provisions of the Socioeducation than by the archival regulations of the Records Management Program of the State of Rio de Janeiro – PGD Rio, in the socio-educational units.