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Estudo dos rótulos das latinhas retrô da pepsi baseado na diplomática e sua importância para a reafirmação da memória institucional
Este trabalho propõe uma análisedorótulo das embalagens do refrigerante PEPSI COLA da empresa PEPSICOinspirada nos métodos utilizados pela diplomática. Em 2013, a Pepsi comemorou 60 anos no mercado brasileiroe,em homenagem ao seu aniversário, a empresa lançou quatro latinhas comemorativas, em visual retrô, sendo três remetendo às décadas de 50, 70, 90 e uma com selo comemorativo. Observou-se que ações como essa podem ser realizadas a partir do momento em que há uma constante preocupação com a preservação da memória institucional. O propósito deste trabalho é demonstrar a importância do cuidado com a evolução da marca e fazer uma análise exploratória dos rótulos comemorativos em comparação com o rótulo atual. Além disso, demonstrar como ações deste tipo contribuem para a solidificação da memória institucional.
Trabalhos apresentados no VIII Seminário de Arquivologia da UFMG (SEARQ) Arquivologia – Diálogos Possíveis, evento realizado pelos alunos do Curso de Arquivologia, da Escola de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais, realizado no período de 24 a 27 de outubro de 2016.
This paper proposes a diplomatic analysis of the PEPSI COLA refrigerant packaging label from PEPSICO. In 2013, Pepsi celebrated 60 years in the Brazilian market, and in honor of its anniversary, the company launched four commemorative cans, in retro look, three of them referring to the 50's, 70's, 90's and one with a commemorative stamp. It was observed that actions like this can be carried out once there is a constant concern for the preservation of institutional memory. The purpose of this work is to demonstrate the importance of care with the evolution of the brand and to make an exploratory diplomatic analysis of the commemorative labels in comparison with the current label. In addition, demonstrate how actions of this type contribute to the solidification of institutional memory.