Diagnóstico da gestão de documentos arquivísticos digitais na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: análise dos dados de pesquisa do Observatório de Documentos Digitais
Autor(es)
FEITOZA, Eduardo Rafael Miranda; FLORES, Daniel
Resumo
Este trabalho apresenta e discute resultados coletados por pesquisa realizada pelo Observatório de Documentos Digitais para diagnosticar a gestão de documentos arquivísticos digitais na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A coleta de dados foi realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o que totaliza quarenta e duas instituições. A pesquisa abrange diversos temas referentes a gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais. Como resultados da pesquisa constatamos que a maioria das instituições não estão preparadas para produzir e gerenciar documentos arquivísticos digitais autênticos, confiáveis e acessíveis, já que a maioria não possuem política ou programa de gestão de documentos, não utilizam Códigos de Classificação, utilizam sistemas informatizados que não estão em conformidade com o e-ARQ Brasil, não possuem Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis e não compreendem a definição e características de um documento arquivístico digital.
Palavras-chave
Documento arquivístico digital. Gestão de documentos. Sistema informatizado de gestão arquivística de documentos. Repositório arquivístico digital confiável.