Resumo
A Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnica da Fundação Oswaldo Cruz, tem como uma de suas atribuições preservar, organizar e difundir o patrimônio documental da instituição. Visando atender a necessidade do estabelecimento de políticas e ações voltadas para os processos de gestão da informação arquivística, a COC, através do Departamento de Arquivo e Documentação, vem conduzindo o projeto de constituição do Sistema Integrado de Gestão de Documentos e Arquivos na instituição. Esta comunicação pretende apresentar em linhas gerais a metodologia adotada e o processo de implementação do projeto SIGDA em Far-Manguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção, pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos, que envolvem as seguintes ações: estabelecimento de arquivos correntes setoriais nas áreas operacionais de gerência superior, administrativas e naquelas áreas finalísticas ligadas ao processo de produção de medicamentos, sendo estes organizados a partir de critérios unificados através do Código de Classificação de Documentos de Arquivo da Fiocruz; implantação e administração do arquivo intermediário centralizado da Unidade; elaboração da Tabela de Temporalidade para as atividades-fim. Paralelamente pretendemos traçar reflexões sobre a interlocução com a área de gestão pela qualidade, responsável pelo processo de obtenção dos certificados de qualidade ISO 9OOO e sobre a avaliação e preservação