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Título

Arquivos Eclesiásticos: perspectivas para conservação da memória histórica

Autor(es)

FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; BRANDÃO, Zeluiza da Silva Formiga

Resumo

I. Introdução. O objetivo dessa comunicação é expor o andamento do Projeto de Organização do Arquivo da Cúria Metropolitana da Paraíba, financiado pelo CNPq e em execução pelo NDIHR. Em primeiro lugar, apresentaremos algumas considerações teóricas relativas a arquivos eclesiásticos, e posteriormente, o relato da prática de organização de um arquivo dessa natureza. II. Considerações Teóricas. É plenamente reconhecida a importância dos arquivos eclesiásticos para a reconstituição histórica, não só relativa a história da Igreja, mas para estudos mais amplos da sociedade relacionados com questões demográficas, culturais, ideológicas, entre outras. Em seu trabalho A PESQUISA HISTÓRICA NO BRASIL, José Honório Rodrigues afirmava na década de 1960 que, “situação dos arquivos da Igreja é tão lastimável quanto a dos arquivos púbicos”. Este quadro não mudou. Embora a Cúria Romana tenha se preocupado com a organização dos arquivos paroquiais através do Código Canônico, essa. Organização diz respeito especialmente às funções cartoriais da Igreja, e além disso, após o Concílio Vaticano II e a ampliação da ação da Igreja na sociedade, a documentação ampliou-se bastante e não vem sendo devidamente organizada. Muito se tem escrito sobre arquivos públicos e privados, mas especificamente sobre arquivos eclesiásticos a literatura é escassa, dificultando o trabalho de organização dos mesmos. Diante da complexidade do material e do não estabelecimento de normas pela própria Instituição, a organização de um arquivo eclesiástico enfrenta alguns impasses. Levando em conta os, procedimentos gerais para a organização de um arquivo que segundo Schellenberg são: seleção, preservação, arranjo, descrição, publicação e utilização dos documentos. III. A Organização do Arquivo da CMP. O estado de organização e conservação do Arquivo da CMP era dos mais precários até o ano passado, quando se iniciaram os trabalhos do NDIHR na Instituição. Preliminarmente foi realizada uma seleção do material existente para em seguida ser desinfestado e higienizado. Só após esse procedimento, iniciou-se a classificação propriamente dita em fundos e séries. Já foram feitas experiências de descrição geral ao Acervo Documental. Quanto a equipe de bolsistas do Projeto de Iniciação Científica e Aperfeiçoamento B – desenvolveu-se ao lado das atividades técnicas de higienização e arranjo documental, outras que visam proporcionar uma formação mais completa ao futuro profissional, com discussões mais amplas sobre a instituição objeto do projeto e sobre a política de Arquivo, memória histórica, etc. O desenvolvimento desse projeto vem abrindo novas perspectivas para a conservação da memória histórica, através da organização e divulgação de acervos documentais institucionais na Paraíba. Após a organização do Arquivo, o mesmo será informatizado, integrando o projeto geral da automação da Cúria Metropolitana da Paraíba. Maiores detalhes quanto aos procedimentos adotados serão expostos com base no Relatório Semestral remetido ao CNPq, em anexo.

Sessão

1ª. Comunicações Coordenadas

Período

out.

Ano

1990

Local

Salvador

Páginas

16-19

Categoria

Eventos Científicos

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