ARQUIVÍSTICA
  • Apresentação
  • Repositório
  • Como pesquisar
  • Coleções
  • BDA Na Mídia
  • Equipe
  • Contato
Início > Coleções > VII Congresso Brasileiro de Arquivologia > 
  • Voltar

Miniatura

Título

O processo de arranjo, descrição em arquivos públicos estaduais: um estudo de caso

Autor(es)

MONTEIRO, Enoilda Santos

Resumo

Os Arquivos Públicos Estaduais identificam-se pelos acervos (constituídos de documentos gerados pela administração pública, datados mais ou menos, do Séc. XVIII em diante, manuscritos de difícil manuseio e leitura, alguns sem "identificação") e pelos problemas que enfrentam (falta de pessoal especializado, ausência de aperfeiçoamento profissional, inexistência de recursos materiais, enfim, falta do apoio necessário para trabalhar a grande massa documental existente nos depósitos, comprometendo a preservação e dificultando o acesso). Esse quadro, também comum a Sergipe, foi superado no plano técnico, através dos esforços dos Diretores e funcionários do APES, a partir de 1970, quando se iniciou o Processo de Arranjo e Descrição do seu acervo. Tal processo que teve como princípio o "respeito ao fundo" apresenta-se em 02 (duas) etapas: 1ª etapa: "Da elaboração, estruturação e implantação do Plano de Classificação do APES", tendo como critério principal o funcional, não deixando, no entanto, de usar o critério estrutural. 2ª etapa: "Da reconstituição dos Fundos", constituindo-se por arranjar e descrever, dentro das modernas técnicas arquivísticas, a documentação que antes era classificada por assunto e/ou outros critérios, sendo para isto elaboradas tabelas de equivalência.

Sessão

Sessão de estudos II: metodologia e política de arquivo

Ano

1988

Local

Brasília

Páginas

54

Observações

Os Anais do evento não apresentam os textos na íntegra, apenas os resumos dos trabalhos.

Categoria

Eventos Científicos

Continue navegando

 
 
  Voltar para a página de itens

ARQUIVÍSTICA

Orgulhosamente feito com WordPress e Tainacan.