Resumo
A utilização da informática no tratamento das fontes documentais baianas referente ao projeto "Memória dos poderes públicos - Executivo, Legislativo e Judiciário do estado da Bahia a partir de 1890" desenvolvido em convênio pelo APEB e SEPLANTEC/CEDAP se constitui como uma importantíssima proposta de modernização da nossa estrutura arquivística, desdobrando-se em vários níveis. poderíamos dizer de uma forma sumária que este trabalho objetiva principalmente articular os seguintes pontos: 1 - sistematizar e centralizar o conjunto das informações dispersas que existem na Bahia em vários órgãos públicos e instituições especializadas. 2 - contribuir para um melhor conhecimento da riqueza das fontes encontradas nos diversos acervos documentais disponíveis, sobretudo no arquivo público e em arquivos intermediários de administração. 3 - divulgar as informações referentes a diversos setores de atuação do estado na vida baiana, contribuindo tanto para o esclarecimento da própria administração pública hoje, quanto para o conhecimento do cidadão comum, sem esquecer os pesquisadores. 4 - fornecer elementos técnicos para o desenvolvimento de uma política mais ampla e contínua de informatização global do trabalho de classificação e sistematização de referências do acervo do Arquivo Público do estado. Assim, este projeto poderia funcionar como elemento catalizador da própria dinamização e modernização das rotinas administrativas do APEB, que se encontram hoje sensivelmente defasadas em relação aos parâmetros da arquivística internacional e mesmo brasileira.