Miniatura

Título
Diagnóstico de arquivos eclesiásticos do Rio de Janeiro
Autor(es)
BARRETO, Maria Luiza
Resumo
O Diagnóstico de Arquivos Eclesiásticos tem como principal objetivo avaliar o estado técnico de organização e conservação dos documentos da Igreja e suas possibilidades como fontes de informações. Efetivamente o maior ou menor aproveitamento dessas possibilidades liga-se ao equacionamento de uma série de questões relativas ao tratamento técnico dos acervos, que precede e condiciona qualquer bom trabalho de consulta. Nossa ação dirigiu-se aos arquivos privados da Igreja, isto é, aqueles resultantes da institucionalização de sua prática religiosa. Como não podíamos abordar todas as instituições eclesiásticas, elegemos uma amostra onde privilegiamos as instituições mais antigas, fundadas até o final do século XIX no Rio de Janeiro, e que me hora articularam a vida social em torno da religião. Consideramos mais significativos sob este aspecto os arquivos: da Diocese e os das paróquias, circunscrições eclesiásticas básicas de organização da vida comunitária cristã; os das irmandades e ordens terceiras, .organizações religiosas de iniciativa leiga que respondem a certas necessidades da vida da comunidade; e os conventos, pela maneira como se inserem e participam da vida social. Visitamos pessoalmente as instituições selecionadas na amostra para a aplicação de questionários contendo informações sobre o estado de organização e conservação física dos arquivos, e para termos um contacto mais direto com seus problemas específicos. Apesar de sua importância histórica, encontramos esses arquivos quase sempre totalmente alheios 5 qualquer tratamento arquivístico. De modo geral a documentação da Igreja é basicamente manuscrita, enriquecida em muitos casos por documentação cartográfica, iconográfica, além de acervos bibliográficos e até mesmo museológicos, integrando confusamente o acervo de muitos arquivos. Esses manuscritos constituem livros encadernados, forma de acondicionamento típica das instituições eclesiásticas, e também grande quantidade de pacotes, pastas, caixas de papelão ou de aço contendo documentos avulsos. Encontramos em alguns casos esse material depositado em mobiliário variado, como armários e estantes de madeira, e também armários, estantes, e arquivos de aço; mas a regra geral foi encontrarmos arquivos inteiros empilhados no chão ou sobre mesas. Há uma prática de arranjo dos documentos seguida intuitivamente por grande parte das instituições, decorrência quase que natural da forma de acondicionamento em livros encadernados cronologicamente segundo a tipologia documental. A abordagem do conjunto das instituições da amostra no Diagnóstico permitiu-nos identificar questões fundamentais sobre a gestão dos documentos eclesiásticos privados que vêm sendo equacionadas no prosseguimento do programa, e iniciar uma ação preservacionista com projetos na linha de fomento, como a transferência do Arquivo da Cúria Metropolita na do Rio de Janeiro e a organização do Arquivo da Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula.
Sessão
Sessão de Temas Livres
Período
abr.
Ano
1986
Local
Rio de Janeiro
Natureza
impresso
Páginas
64-65
Categoria
Eventos Científicos