Resumo
É objetivo desta comunicação divulgar as atividades desenvolvidas no Arquivo Permanente da municipalidade paulistana e evidenciar as dificuldades e soluções práticas adotadas inerentes ao trabalho arquivístico. O Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, cujo acervo é basicamente o de sua criação em 1937, recebe esporadicamente uma documentação inexpressiva produzida por diferentes órgãos administrativos e doações particulares. Não há portanto, um fluxo sistemático da documentação que deva ser custodiada e ainda o Arquivo Permanente não possui condições físicas e pessoal com habilitação necessária para receber grandes lotes documentais. Este fato agravado pela legislação municipal, que dispõe sobre o envio anômalo de determinados documentos que devem ser preservados, prejudica seriamente o trabalho a desenvolver. Outra dificuldade que sentimos o momento, pois é a tarefa a qual nos dedicamos, é o arranjo e a descrição de documentos avulsos. Esses documentos que encontramos misturados em grandes pacotes, sem qualquer critério, exigem pesquisa contínua para identificação de fundos e séries, difícil leitura paleográfica pois muitos são dos séculos XVI e XVII e soluções para o seu acondicionamento e conservação. Esses documentos avulsos abrangem um longo período (1555 a 1940) e pertencem a fundos cujas atribuições sofreram frequentes alterações e refletem grande instabilidade administrativa, fator este responsável pela frequente incerteza quanto ao seu arranjo. Outro problema é que parte dos documentos avulsos foram reunidos e encadernados com critério apenas cronológico e atingem a 3.000 volumes. Essas e outras questões relativas a problemas e soluções práticas para o arranjo e descrição da arquivalia municipal serão abordados. Propor, discutir, trocar experiências e estudar normas e critérios são sempre condições indispensáveis ao aperfeiçoamento profissional e responsáveis pelo êxito de encontros e congressos.