Este trabalho de pesquisa tem o objetivo de apresentar as particularidades que ocorrem na produção e tramitação dos documentos de arquitetura de forma a promover um conhecimento detalhado acerca dos processos de formação desse tipo de arquivos. Aborda a questão da gestão de documentos no que se refere à identificação dos tipos e espécie de documentos, produção e tramitação em um escritório de arquitetura, compreendendo no contexto arquivístico - Arquivos Especiais e Especializados, bem como a apreciação dos órgãos de fiscalização e controle através das diretrizes, manuais, normas ou recomendações que direcionem o arquiteto e o arquivista no processo de organização dessa documentação. Trazendo como repercussão a demonstração do fluxograma existente entre os órgãos de controle/fiscalização e os escritórios de arquitetura, contemplando todas as etapas de produção e tramitação dos documentos de arquitetura no ambiente de escritório e fora dele. Assim, ao longo dessa pesquisa pudemos identificar a falta de um manual, diretriz ou normatização que direcione aos arquivistas e aos demais profissionais que lidam como esses tipos e espécies de documento como gerir esses arquivos.