-
Arquivo pessoal Afonso Pereira e estratégias de marketing: sinalizações de aplicação
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Arquivo pessoal Afonso Pereira e estratégias de marketing: sinalizações de aplicação
Resumo
O presente artigo refleteaimportância do marketing para os arquivos pessoais, em especial o Arquivo Afonso Pereira-objeto deste estudo. Nesse sentido,elaboramos um plano de marketing para o referido arquivo, a partir da análisede seus pontos fortes e pontos frágeis, norteando a estratégia de marketing para alcançarmos o público-alvo e a sociedade em geral. A pesquisa quanto a abordagem é qualitativa de caráter descritiva, e quantoaotipo,se caracteriza comobibliográfica e de campo. Para coleta dos dados realizamos entrevista dirigida, elaborada apartir de questões subjetivas a respeito das rotinas e organização do arquivo, aplicada a dois profissionais que trabalham na organização,realizamos também a observaçãodireta. Os resultados apontam para a ausência de um plano de marketing do arquivo e fragilidades no que se refere ao reconhecimento social. Nesse sentido, elaboramos um plano com vistas a potencializar o arquivo enquanto fonte de memória e informação sobreo titular e suas relações, entendendo,que se faz necessário ampliar a divulgação nas escolas, universidades, redes sociais, mormente,para trazer à tona a trajetória do professor Afonso Pereira, evidenciando especialmente as suas relações com a educação, a arte e a cultura na Paraíba.
Palavra-Chave
Afonso Pereira | Arquivo > Arquivo pessoal | Marketing | Swot
Relacionado à Obra
ISSN
2318-6186
Sumário
Relatos de Pesquisa
Período
jul./set.
Volume
8
Número
1
Páginas
95-120
Ano
Categoria
Outro Idioma
Title/Título/Titre
PERSONAL ARCHIVE AFONSO PEREIRA AND MARKETING STRATEGIES: Application signs
Abstract/Résumé/Resumen
This article reflects on the importance of marketing for personal archives, especially the Afonso Pereira Archive - object of this study. In this sense, we developed a marketing plan for thereferred file, based on the analysis of its strengths and weaknesses, guiding the marketing strategy to reach the target audience andsociety in general. The research regarding the approach is of a qualitative type with a descriptive character, and regarding the research sources it is characterized as bibliographic and field. For data collection, we conducted a directed interview, elaborated from subjective questions about the routines and organization of the file, applied to two professionals who work in the organization, we also carried out direct observation. The results point to the absence of an archive marketing plan and weaknesseswith regard to social recognition. In this sense, we developed a plan with a view to enhancing the archive as a source ofmemory and information about the holder and his relationships, understanding that it is necessary to expand the dissemination in schools, universities, social networks, to bring up the trajectory of Professor Afonso Pereira, highlighting especially its relations with education, art and culture in Paraíba.