A rede social Instagram de arquivos públicos como um canal de comunicação entre os arquivos e os usuários dos serviços de informação
Autor(es)
CONCEIÇÃO, Alexandre da Silva; ARAÚJO, Germana Gonçalves de; PAIXÃO, Pablo Boaventura Sales
Resumo
O artigo analisa a interação dos perfis oficiais da rede social Instagram dos Arquivos Públicos dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe com os usuários dos serviços de arquivo. O objetivo da pesquisa é verificar como tais arquivos interagem com os usuários dos serviços de informação. A pesquisa é do tipo exploratória, de caráter descritivo e com abordagem quantitativa. O universo da pesquisa está delimitado a três Arquivos Públicos da região Nordeste do Brasil, que utilizam a rede social como canal de interação. Para as análises foram utilizadas variáveis presentes no marketing digital a partir da: audiência (número de seguidores e frequência de publicação) e engajamento (curtidas, comentários e visualizações). Os resultados apontam que o Instagram pode ser um canal de comunicação se tratado dentro dos aspectos trabalhados no marketing digital.
Palavras-chave
Arquivo Público de Estado –Brasil. Rede Social Instagram. Marketing Digital em Arquivo. Uso de rede social em arquivo.