Arquivos pessoais e processo de criação: a dança em cena
Autor(es)
SEVERINO, Ivana Bittencourt dos Santos
Resumo
O presente artigo aborda as escolhas metodológicas para a organização do arquivo pessoal da dançarina Lia Robatto, tendo a identificação arquivística como ponto de partida para a investigação da gênese documental. Trata-se de estudo de caso, no contexto de uma pesquisa empírica descritiva, pautada na análise qualitativa dos dados, tendo como categorias de análise os elementos pertinentes à identificação dos tipos documentais mais recorrentes na área de Dança. Apresenta o diálogo transcorrido entre a Diplomática Contemporânea e a Crítica Genética para o estudo dos tipos documentais. Como resultado, apresenta a classificação das séries documentais, considerando os documentos de processo como norteadores para esta organização. Do ponto de vista histórico e de preservação da memória da Dança, os documentos de processo são indispensáveis, pois dizem respeito aos aspectos estéticos e formais experimentados durante a criação de uma coreografia e/ou espetáculo.
Palavras-chave
Arquivo pessoal. Tipos documentais. Documentos de processo.