Acervo documental do curso especial de educação física da Escola Superior de Educação Física (1931-1960) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): fragilidades e possibilidades de usos
Autor(es)
SILVA, Yael Machado da; SILVA, Tiago Braga da
Resumo
O presente artigo teve como objetivo refletir, a partir do acervo documental do Curso Especial de Educação Física da Escola Superior de Educação Física (1931-1960) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sobre o uso dos arquivos das instituições escolares como fonte de pesquisa em educação. Considera-se que convenientemente interrogados, os arquivos são insubstituíveis para uma tentativa de reconstituição histórica das várias dimensões da educação. Os arquivos são entendidos como uma construção social que representam um aporte importante para a compreensão do passado, reconhecimento da identidade coletiva e individual e para a produção de conhecimento. Conclui-se que o documento armazenado nos arquivos das instituições escolares é patrimônio cultural portador de referência à identidade, que precisa ser contemplado nas políticas públicas, em espacial na política nacional de arquivo e nas políticas educacionais.
Palavras-chave
Arquivo escolar. Pesquisa. Documentos de arquivo
Nome do Periódico
Revista Analisando em Ciência da Informação - RACIn
Trabalho apresentado no VII Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema "Arquivologia: da interdisciplinaridade à interoperabilidade", realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2016.