A contribuição da engenharia de produção para o desenvolvimento dos procedimentos arquivísticos: um estudo de caso no Memorial Arlindo Coelho Fragoso da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia
Autor(es)
SANTOS, Deisiane Lima dos; CÔRTES, Lívia Gomes; OLIVEIRA, Louise Anunciação Fonseca de
Resumo
Uma das preocupações mais recentes dos profissionais da área de Arquivologia no Brasil é como otimizar, organizar e estruturar a gestão da grande massa documental presente nas instituições arquivísticas. Com isso, é possível perceber a importância do conhecimento e domínio das ferramentas de gestão que podem facilitar, auxiliar e otimizar os procedimentos arquivísticos. O presente trabalho, de caráter bibliográfico, exploratório e descritivo, tem como objetivo evidenciar a importância da Engenharia de Produção para ‘estruturação’ e ‘otimização’ do trabalho nas instituições arquivísticas. A partir deste estudo de caso, realizado no Memorial Arlindo Coelho Fragoso da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (EPUFBA), é verificável as contribuições de um profissional da Engenharia de Produção e, além disso, torna-se evidente as possíveis novas perspectivas de investigação e diálogos entre as duas áreas. Por fim, faz-se um levantamento das ferramentas que posteriormente podem ser implementadas nas atividades operacionais do Memorial, dando base para as conjecturas suscitadas sobre a Engenharia de Produção e a Arquivologia.
Palavras-chave
Arquivologia. Engenharia de Produção. Inter-relação
Nome do Periódico
Revista Analisando em Ciência da Informação - RACIn
Trabalho apresentado no VII Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema "Arquivologia: da interdisciplinaridade à interoperabilidade", realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2016.