Gestão do conhecimento em escritórios de advocacia: sua aplicação enquanto ferramenta para a vantagem competitiva
Autor(es)
PIRES, Daniele Brene; LOPES, Janaina; VALLS, Valéria Martin
Resumo
No ambiente competitivo das empresas, os chamados ativos intangíveis se configuram como fonte de inovação e criação de novos paradigmas de valores. Neste contexto, a gestão do conhecimento tem recebido cada vez mais atenção das organizações, inclusive em ambientes jurídicos, onde o conhecimento apresenta-se como o principal recurso estratégico. No entanto, as empresas encontram dificuldades no gerenciamento da produção do conhecimento criado ao longo do processo de prestação de serviços a que se dispõe. Diante desse problema, buscou-se, por meio da revisão de literatura, o aprofundamento do estudo teóricos sobre a gestão do conhecimento e informação jurídica com vistas a identificar os requisitos e modelos para o desenvolvimento da gestão do conhecimento em escritórios de advocacia, bem como listar os benefícios e áreas onde a gestão do conhecimento é imprescindível em um ambiente jurídico. Pôde-se constatar que os benefícios dessa ferramenta administrativa estão presentes em todos os processos e em todas as áreas organizacionais e que a sua aplicação torna-se instrumento que garante a sua competitividade e sustentabilidade frente aos desafios do mundo globalizado.
Palavras-chave
Gestão do conhecimento. Gestão da informação. Escritórios de advocacia. Vantagem competitiva.