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Comportamento informacional e sua contribuição para a construção de competências em informação: uma análise dos estudantes em Arquivologia da UFPB
Com o advento da explosão informacional, os indivíduos adquirem novas necessidades informacionais, e ao identificá-las remetem aos comportamentos que os levam a suprir essas necessidades. Para tanto, a construção de conhecimentos, habilidades e atitudes, pelo indivíduo, no campo informacional, poderá contribuir para que utilize dos recursos certos e necessários para lidar de maneira efetiva com suas necessidades, resolvendo seus problemas informacionais. À esta construção caracterizamos competência em informação assinalada por habilidades direcionadas à resolução de questões informacionais. No ambiente acadêmico, de nível superior, a busca por competência em informação ganha maior importância e os comportamentos de informação tornam-se comuns junto às necessidades de investigação. Nesse sentido, este estudo procura compreender a relação entre comportamento informacional e competências em informação por meio da análise realizada com os alunos do sétimo, oitavo e nono períodos do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, desenvolveu-se revisão bibliográfica que abrange comportamento e competência em informação, com o intuito de dar embasamento à pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo. Conclui que os alunos do curso de Bacharelado em Arquivologia conhecem sobre comportamento e competências em informação e estabelecem as devidas relações entre eles. Afirma que o curso propõe as condições básicas para adquirirem as competências em informação para sua formação, porém que necessitam de formação auxiliar para definir suas competências em informação para atuação em arquivos.