Resumo
Introdução: A avaliação de documentos é uma atividade essencial da gestão documental, constituindo-se de uma função arquivística responsável em identificar valores para os documentos, visando estabelecer prazos de guarda e destinação para a documentação. As instituições de ensino também se veem diante de problemas gerados pelo aumento contínuo de documentos. Objetivo: Investigar as políticas de avaliação de documentos em instituições públicas de ensino superior de Florianópolis – SC. Metodologia: No ano de 2009, durante o Curso de Pós-Graduação a Distância Especialização Gestão em Arquivos, da Universidade Federal de Santa Maria, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, onde por meio de questionário, foram coletados os dados em três instituições de ensino. Dez anos depois, em 2019, o mesmo questionário foi aplicado novamente nas três instituições objeto da pesquisa, visando identificar as evoluções ocorridas no período. Resultados: Constatou-se que não houve transformação significativa nos últimos dez anos na situação das instituições de ensino analisadas, no que diz respeito a avaliação de documentos, mas algumas evoluções aconteceram, como o fato de aumentar o número de arquivistas em duas das instituições, o que possibilita a profissionalização do trabalho arquivístico. Conclusões: Apesar dos avanços pontuais que foram percebidos, a evolução do trabalho de avaliação de documentos foi pequena nos últimos dez anos. Mas a publicação do Código e Tabela de Temporalidade das IFES, produzido pelo Arquivo Nacional, é de grande contribuição para todas as instituições de ensino superior.