Resumo
Introdução: O crescimento das redes sociais da internet é visível. Por todos os lados, é possível verificar pessoas que utilizam essas ferramentas em locais diversos, seja através de computador desktop, laptop, tablet ou celular. No Brasil, a rede social de maior destaque dos últimos anos é o Facebook, que alcançou 76 milhões de usuários em junho de 2013, número inédito no país. Tamanho crescimento fez com que os órgãos governamentais vissem, neste espaço virtual, um potencial local de apresentação de seus trabalhos e de comunicação com a sociedade. Objetivos: O objetivo é observar a forma que o Ministério da Saúde tem divulgado informações em sua página do Facebook desde 2010 (ano de criação da página) até outubro de 2013, tendo como categoria analítica a política de informação implementada, a fim de propor uma discussão sobre o acesso à informação em saúde. Metodologia: Estudo de caso; Observação não participante, coleta de dados e análise documentária. Resultados: Os principais assuntos abordados pelo MS no Facebook são as ações organizacionais e programas do governo, em detrimento de postagens de orientação para uma vida saudável. Destaca-se, também, a baixa interação dos moderadores do perfil do Ministério com os usuários, percebendo-se que a maior parte dos comentários e perguntas feitos pelos públicos não é respondida pelo órgão institucional. Conclusões: Necessidade de fortalecimento do processo de mediação das políticas de informação utilizadas pelo Ministério da Saúde no Facebook.