Resumo
O desempenho acadêmico e a motivação de estudantes do ensino superior têm sido relacionados com o uso adequado de estratégias de estudo e de aprendizagem. A literatura indica a possibilidade de se aprender a utilizar estratégias de estudo e aprendizagem, com resultados favoráveis para o envolvimento acadêmico. Neste estudo, de caráter exploratório, foram levantados dados acerca de um contexto ainda não investigado nesta temática. Seu mérito é apresentar um panorama do uso de estratégias de estudo e aprendizagem por alunos de cursos superiores. Investigou-se o uso de estratégias de estudo e aprendizagem de uma amostra de 109 estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia de duas instituições públicas dos estados de São Paulo e Paraná. Os dados foram coletados mediante versão do LASSI (Learning and Study Strategies Inventory) validada para o Brasil e os resultados indicaram que os estudantes valorizam seus cursos e os relacionam com metas futuras. Além disso, foi identificado um baixo desempenho na avaliação do gerenciamento do tempo. Foram descobertas diferenças significativas na comparação entre o desempenho dos alunos dos referidos cursos com o de estudantes de 17 outros cursos de graduação, em diversas categorias contidas no LASSI. Discutem-se as possibilidades de intervenção, sendo o ensino do uso de estratégias de estudo e aprendizagem uma alternativa pedagógica viável, com importantes implicações educacionais.