A fotografianão somente constitui um tipo de representação icônica que goza de um extenso uso cultural e uma ampla trajetória histórica como também apresenta uma morfologia específica e um tipo documental com características específicas. Ao longo das duas últimas décadas, surgiu um grande interesse no âmbito das ciências sociais e humanas em torno da fotografia com uma abordagem e enfoques interdisciplinares. Nossotrabalhopretende enfocar a fotografia na perspectiva informativo-documental, examinando a imagem como evidência de um registro dentro de um sistema da informação, estudando a gestão dos fundos e coleções fotográficas, e do tratamento de seu conteúdo de representação icônica para gerar representações documentais secundárias, visando possibilitar a recuperação dos documentos e das informações neles contidas. Partindo dessa perspectiva, buscaremos a partir de agora a contribuição de autores como Agustín Lacruz (2015), Salvador Benítez e Ruiz Rodriguez (2006), Boadas I Raset; Casellas; Suquet (2001), Valle Gastaminza (1999), Lacerda (2008) e Lopez (2000), que irão corroborar na construção teórica de nossoartigo, no que diz respeito aos conceitos da fotografia e de suas características. Buscamos, neste breve artigo, elencar a problemática da fotografia dentro do âmbito do arquivo e conceituar os documentos fotográficos dentro de um estado de coisas. Uma vez reconhecida a fotografia como documento de arquivo, são necessários estudos e reflexões sobre as atividades de arquivo como a avaliação, a classificação ea descrição arquivística e a aplicabilidade destas na fotografia como objeto de análise documental, seus métodos e possibilidades de leitura de imagens.