Resumo
Projeto-piloto de organização do acervo documental da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito do Sistema de Acervos e Arquivos. Preocupados com a preservação do patrimônio e com o resgate eficaz e eficiente da informação, a Pró-Reitoria de Planejamento e o Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação deram início, em julho de 2002, a um projeto de gestão documental, cujo alvo principal era o Arquivo Geral. A partir desse projeto, cria-se a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, que elabora a Tabela de Temporalidade Documental e o Plano de Classificação. A partir desta iniciativa e da crescente demanda por organização dos acervos arquivísticos das Unidades de Ensino da UFRGS, resulta num projeto para a constituição de um Sistema de Acervos e Arquivos, com a finalidade de organizar, disponibilizar e gerenciar de forma integrada as massas documentais acumuladas, assim como os diferentes acervos acumulados. Como forma de testar os instrumentos de organização, passa-se a implementação de um projeto-piloto. Este trabalho mostra as etapas de organização do arquivo da FCE, dividido em quatro etapas: 1. o diagnóstico; 2. a classificação e a avaliação dos documentos; 3. a descrição; 4. treinamento do pessoal.