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Início > Coleções > II Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ) - Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil > 
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Título

Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil

Autor(es)/Organizador(es)

MARIZ, Anna Carla Almeida; JARDIM, José Maria; SILVA, Sérgio Conde de Albite (Org.)

Capítulo da obra

Cultura documental, religião e movimentos sociais: experiência de diálogo interdisciplinar entre Arquivologia e Ciências Humanas e Sociais

Autor(es) do Capítulo

ASSIS, João Marcus Figueiredo; SOUZA, Rosale de Mattos

Sessão

Os arquivos e a Arquivologia como objeto de pesquisa

Resumo

Instalado na UNIRIO desde o ano de 2009, o Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais (CDOC-ARREMOS) visa a produção de pesquisas tendo como base uma matriz interdisciplinar, documental, e arquivística. Esta interdisciplinaridade se dá através das Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. A idéia de interdisciplinaridade na Arquivologia normalmente vem sendo discutida com a História, a Administração, a Biblioteconomia e Documentação e ainda com as diferentes perspectivas da Ciência da Informação. No Grupo de Pesquisa CDOC-ARREMOS verifica-se uma inovação, pois abre-se uma discussão sobre a interdisciplinaridade da Arquivologia com outros campos de conhecimento, que talvez ainda não tenham sido tão explorados, como é o caso da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia Social, da Educação, da Ciência Política, podendo se utilizar do intercâmbio teórico metodológico com outros campos do conhecimento. Nossa temática principal tem sido as potencialidade e as barreiras para a construção de memórias e identidades propiciadas pela utilização de dois elementos. Por um lado os documentos oficiais produzidos, acumulados e utilizados pelos Arquivos, e por outro as narrativas de diversos agentes religiosos e sócio-políticos. Destaca-se a questão da cultura documental e seus modelos classificatórios, procurando revelar as questões que envolvem as memórias administrativas oficiais, em oposição às memórias e informações registradas de arquivos pessoais, de arquivo de origem religiosa, ONGs, ou ainda o contraponto com as narrativas, que demonstram discursos de verdade diferenciados. Desta forma, os aspectos levantados vêm repercutindo no ensino e na pesquisa, promovendo novos olhares sobre este campo do conhecimento.

Palavras-chave

Arquivologia. Cultura Documental. Memória Social. Ensino e Pesquisa. Interdisciplinaridade.

ISBN

978-85-64502-15-4

Editora

Móbile Editorial; Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro

Ano

2012

Local

Rio de Janeiro

Páginas

379-396

Link do Artigo

https://20e09286-a-cb343ffb-s-sites.googlegroups.com/a/arquivistica.org/reparq/arquivo/CP_06.pdf?attachauth=ANoY7cr-Qj2rnLBytlM-QqRiysQjdyEhKQFd9TgjeIahaGiDEuMfk2v-B9aq32NTxxCQfQJ4HYU2Tv9a8Llu9WdM8ncPPCeFTJBN4HaaAV-OoR6LkEbCgCDBnG_bjQpjGHaujY6chndeFDva9snM1DPLXUhiB4bjEpmScRmyUiRIOOtI4ui6h2ZQUE4_1eQujUr7CINm1qRa8ConZ9Y7v0tLFzhV5h_frA%3D%3D&attredirects=1

Observações

Trabalho apresentado na II REPARQ, realizada no Rio de Janeiro, de 16 a 18 de novembro de 2011.

Categoria

Eventos Científicos

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