ARQUIVÍSTICA
  • Apresentação
  • Repositório
  • Como pesquisar
  • Coleções
  • BDA Na Mídia
  • Equipe
  • Contato
Início > Coleções > II Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ) - Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil > 
  • Voltar

Miniatura

Título

Novas dimensões da pesquisa e do ensino da Arquivologia no Brasil

Autor(es)/Organizador(es)

MARIZ, Anna Carla Almeida; JARDIM, José Maria; SILVA, Sérgio Conde de Albite (Orgs.)

Capítulo da obra

O conceito de memória na Ciência da Informação: análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil

Autor(es) do Capítulo

OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg

Sessão

Os arquivos e a Arquivologia como objeto de pesquisa

Resumo

Apresenta resultados obtidos em pesquisa de doutorado cujo objetivo geral foi o de compreender como a Ciência da Informação (CI) se apropria de conceitos, partindo do caso específico da apropriação e da reformulação do conceito de memória na produção científica da área no Brasil. Adota como referencial teórico o modelo de construção do conhecimento proposto por Wersig, conforme o qual, a Ciência da Informação deve tecer uma rede conceitual a partir da reformulação de modelos genéricos e interconceitos. Nos objetivos específicos, identificar os “atratores” do conceito de memória na Ciência da Informação; analisar suas apropriações e reformulações na produção dos programas de pós-graduação em CI no Brasil; verificar a existência de relações entre a produção de trabalhos sobre memória e a área de graduação dos autores e/ou ao programa de pós-graduação em CI nos quais os trabalhos foram produzidos. Como método, adotou a análise de conteúdo, e, como campo empírico, a produção científica da área. Para a análise quantitativa dos dados, utilizou-se do Corpógrafo, plataforma de análise sobre corpora. Os resultados evidenciaram a pouca relevância do tema na literatura da área. Verificou-se que os autores mais produtivos são egressos de programas de pós-graduação em CI, mas não desenvolvem suas pesquisas nesses programas, apesar de divulgarem seus estudos em periódicos e eventos específicos da Ciência da Informação. Verificou-se, também, a existência de um núcleo de estudos teóricos sobre memória, tendência não identificada na literatura internacional. O estudo constatou a apropriação do conceito de memória pela Ciência da Informação no Brasil, em apenas um dos aspectos identificados na literatura internacional: o aspecto social. Essa apropriação mostrou ser mais diretamente influenciada pela formação acadêmica dos emissores das mensagens do que pelo contexto de produção destas últimas.

Palavras-chave

Memória. Ciência da Informação. Arquivologia.

ISBN

978-85-64502-14-7

Editora

Móbile Editorial; Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro

Ano

2012

Local

Rio de Janeiro

Páginas

495-511

Link do Artigo

https://20e09286-a-cb343ffb-s-sites.googlegroups.com/a/arquivistica.org/reparq/arquivo/CP_20.pdf?attachauth=ANoY7cp5zKOTw8UktHaDtXiiv_r_-uER2CHlxhq21eKhepOu_PeYFzeGEgE2jyjwvCwc-Ksk_dp8nOj2ahG6s6O3KF62GoG3S7qmjvsRZWvazcsjQz9Ib7zozYzAkqaWk1J8zRSG1YzeCUpS3weCPnGCcmfMu2tcURF0q2PeMxj_-Xz5rmIhFhCejY2apE033yXOVGGI1zQTwM9cLpOPXE8_7ysDBqSmLg%3D%3D&attredirects=0

Observações

Trabalho apresentado na II REPARQ, realizada no Rio de Janeiro, de 16 a 18 de novembro de 2011.

Categoria

Eventos Científicos

Continue navegando

 
 
  Voltar para a página de itens

ARQUIVÍSTICA

Orgulhosamente feito com WordPress e Tainacan.