Resumo
O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o cenário da Arquivologia no Brasil, propondo uma reflexão consistente em torno de novas possibilidades que se mostram visíveis para o ensino da mesma. Para tanto, apresentamos a modalidade a distância como mais um caminho a ser explorado no que tange ao acesso e à democratização do ensino. Neste sentido, acreditamos que refletir sobre os benefícios de um curso a distância em Arquivologia se faz salutar não só para o desenvolvimento da área, mas principalmente para a sociedade, pois possibilitará que novas redes de conhecimento sejam tecidas com novos sujeitos. Deste modo, como metodologia, faremos uso da pesquisa bibliográfica e também de um estudo exploratório, o que nos possibilitará um levantamento dos atuais cursos, suas instituições mantenedoras, seus diálogos com EaD e as perspectivas futuras para criação de curso de bacharelado a distância. Vale acrescentar que o trabalho ainda está em fase de desenvolvimento, porém espera-se com este estabelecer conexões entre domínios de saberes, formação profissional e qualificação, vislumbrando novas possibilidades para se pensar processos educativos mais democráticos, voltados para práticas cidadãs.