Resumo
A execução do Programa UNI (Uma nova iniciativa na educação dos profissionais de saúde: união com a comunidade), da Fundação Kellogg gerou um acervo documental constituído por relatórios técnicos, informações de avaliação, publicações e textos de natureza variadas, representando uma importante fonte de informações e de dados sobre o desenvolvimento dos 23 projetos UNI Latino Americanos. Trata-se de um precioso acervo documental que deve ser disponibilizado e ofertado aos estudiosos da área de saúde. Tendo em vista o lema da Fundação Kellogg ‘ajudar as pessoas a se ajudarem’, a contribuição do Programa UNI poderá ser ampliada através do acervo documental, que recebendo o tratamento arquivístico, contribuirá para a formação e qualificação de novos profissionais. O acervo é composto por documentos em 3 línguas: Português, Espanhol e Inglês para atender as necessidades da Instituição promotora (Fundação Kellogg) que tem sua sede nos Estados Unidos e também às necessidades dos países latino americanos envolvidos: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Nicarágua, Peru, Uruguai, Venezuela. A disponibilização do acervo para os países envolvidos deverá atender a tecnologia dos mesmos. A aplicação das práticas de arquivologia e da biblioteconomia, com orientação e estágio supervisionado, no decorrer de todo o processo auxilia a execução do projeto.