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Arranjo e acessibilidade de documentos arquivísticos no Curso de Arquivologia e no Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)- 1977/2002
Arranjo e acessibilidade de documentos arquivísticos no Curso de Arquivologia e no Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)- 1977/2002
O Departamento de Documentação e o Curso de Arquivologia da UFSM têm uma particulariedade em sua estrutura, o período Faculdade de Arquivologia. O Centro de Ciências Sociais e Humanas, no qual esses órgãos estão vinculados, passou por uma reestruturação administrativa, como forma de experiência na Instituição.O objetivo do projeto é estabelecer um sistema de arranjo para os documentos do Curso de Arquivologia e do Departamento de Documentação da UFSM, no período 1977/2002, contribuindo para a implantação do sistema de arquivos da UFSM, bem como para a formação acadêmica dos alunos do Curso de Arquivologia. A análise das fontes está sendo realizada respeitando a proveniência, assim como a data de produção, considerando os períodos: 1977 a 29/08/1989: acervo do Curso de Arquivologia e do Departamento de Documentação; 30/08/1989 a 31/12/1996: acervo Faculdade de Arquivologia ; a partir de 31/12/1996 até 2002 acervo do Curso de Arquivologia e do Departamento de Documentação. O projeto está sendo desenvolvido gradativamente e alguns objetivos específicos já foram alcançados como a análise e aplicação dos Planos de Classificação de Documentos do período Curso/Departamento e Faculdade; estruturação de um Banco de Dados para armazenar as informações referentes aos documentos do acervo, visando a elaboração de um instrumento de descrição. Assim, considerando a norma ISAD (G) iniciou-se a elaboração do inventário para os documentos do período Faculdade de Arquivologia. Com os dados identificados no trabalho, será produzido um relatório que contemple a relação teórico-prática do tratamento da informação arquivística.