Este trabalho foi inicialmente proposto como aula inaugural do semestre letivo que começou em junho 2004 para o curso de Arquivologia da UFBa. O que ele objetiva é mostrar como os arquivistas se inserem hoje em dia no campo das ciências da Informação, embora continuem com a especificidade do seu objeto de trabalho. Fala rapidamente da evolução da arquivística e de suas transformações face à Sociedade do Conhecimento. Explicita os conceitos de dado, informação e conhecimento, de sistemas e tecnologia da informação. Discorre sobre quatro etapas evolutivas da gestão da informação chegando à chamada Ecologia da Informação, defendida por Davenport (2001), que coloca no centro do mundo da informação o ser humano, e desloca para um papel instrumental a tecnologia. Menciona as novas tarefas dos profissionais da informação, que devem agregar valor à informação, de modo a se tornarem significativas e expõe as qualidades que determinam o valor da informação e as suas novas tarefas-chave. Por fim, em função da maior acessibilidade da informação e das novas necessidades dos usuários, discorre sobre a responsabilidade social dos profissionais da informação que devem disseminar generalizadamente as informações por eles obtidas e custodiadas. Menciona os quatro passos sugeridos por Davenport para um bom processo de gerenciamento da informação e fala da importância do novo profissional da informação estar ele próprio contextualizado no ambiente em que se insere.