Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender se ou como é que os arquivos aproveitam as ferramentas colaborativas da Web 2.0 e a inteligência coletiva para a construção do conhecimento e, paralelamente, confrontar e analisar o recurso às folksonomias e à indexação social em documentação/informação textual e gráfica/imagens em arquivos. Usa-se a técnica da análise comparativa, dentro da abordagem da análise qualitativa dos vários projetos identificados, sedimentada na bibliografia científica, nacional e estrangeira, sobre o assunto. Constata-se uma escassa bibliografia sobre folksonomias em arquivos, e menor identificação de projetos/casos concretos. A colaboração na indexação de conteúdos é cada vez mais uma realidade, sobretudo porque permite um maior grau de exaustividade da descrição arquivística. Os utilizadores em ambiente participativo aderem massivamente ao pedido de informações sobre as imagens, permitindo melhorar a informação disponibilizada pelas instituições e aumentar a descrição dos seus acervos no catálogo institucional. No entanto, conclui-se que existe controlo quer dos internautas quer na criação dos pontos de acesso, e não a livre atribuição de etiquetas, no caso da documentação/informação textual.