-
O público escolar nas práticas de mediação cultural do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
O público escolar nas práticas de mediação cultural do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Resumo
Este artigo tem por objetivo expor um dos desdobramentos de uma pesquisa iniciada no doutorado em Ciência da Informação, a partir de um enfoque relativo à presença do público escolar em uma instituição arquivística estadual. Procedeu-se à identificação da presença do público escolar durante práticas de mediação cultural no contexto educativo, com base na produção de indicadores, com base nos dados inscritos nos registros arquivísticos dos fundos do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Os resultados quali-quantitativos correspondem a 84 práticas de mediação cultural com o envolvimento do público escolar e aos seguintes tipos de práticas de mediação cultural identificadas também como ações educativas: visitas escolares, visitas universitárias, seminários, fóruns, oficinas, conferência, mesa-redonda, encontros, palestras e debate. Concluiu-se que o público escolar possui o maior peso nas práticas de mediação cultural dessa instituição arquivística e que as parcerias com as escolas, professores e instituições de ensino são cruciais para o desenvolvimento dessas práticas.
Palavra-Chave
Arquivo > Arquivo Público do Estado do Espírito Santo | Mediação > Mediação cultural | Público > Público escolar
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Editora
Edição
1ª. ed.
Natureza
ISSN ou ISBN
978-85-65609-10-4
ISBN
978-85-65609-10-4
Páginas
36-53
Ano
Observações
Texto apresentado no II SIMPÓSIO TEMÁTICO ARQUIVOS e EDUCAÇÃO realizado em Belo Horizonte (Minas Gerais) de 06 a 07 de novembro de 2017.