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O conceito de memória na Ciência da Informação: análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil
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Título
O conceito de memória na Ciência da Informação: análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil
Resumo
Apresenta resultados obtidos em pesquisa de doutorado cujo objetivo geral foi o de compreender como a Ciência da Informação (CI) se apropria de conceitos, partindo do caso específico da apropriação e da reformulação do conceito de memória na produção científica da área no Brasil. Adota como referencial teórico o modelo de construção do conhecimento proposto por Wersig, conforme o qual, a Ciência da Informação deve tecer uma rede conceitual a partir da reformulação de modelos genéricos e interconceitos. Nos objetivos específicos, identificar os “atratores” do conceito de memória na Ciência da Informação; analisar suas apropriações e reformulações na produção dos programas de pós-graduação em CI no Brasil; verificar a existência de relações entre a produção de trabalhos sobre memória e a área de graduação dos autores e/ou ao programa de pós-graduação em CI nos quais os trabalhos foram produzidos. Como método, adotou a análise de conteúdo, e, como campo empírico, a produção científica da área. Para a análise quantitativa dos dados, utilizou-se do Corpógrafo, plataforma de análise sobre corpora. Os resultados evidenciaram a pouca relevância do tema na literatura da área. Verificou-se que os autores mais produtivos são egressos de programas de pós-graduação em CI, mas não desenvolvem suas pesquisas nesses programas, apesar de divulgarem seus estudos em periódicos e eventos específicos da Ciência da Informação. Verificou-se, também, a existência de um núcleo de estudos teóricos sobre memória, tendência não identificada na literatura internacional. O estudo constatou a apropriação do conceito de memória pela Ciência da Informação no Brasil, em apenas um dos aspectos identificados na literatura internacional: o aspecto social. Essa apropriação mostrou ser mais diretamente influenciada pela formação acadêmica dos emissores das mensagens do que pelo contexto de produção destas últimas.
Palavra-Chave
Relacionado à Obra
Organizador(es)
JARDIM, José Maria | MARIZ, Anna Carla Almeida | SILVA, Sérgio Conde de Albite
Natureza
ISSN ou ISBN
978-85-64502-15-4
ISBN
978-85-64502-15-4
Sessão
Os arquivos e a Arquivologia como objeto de pesquisa
Páginas
495-511
Ano
Observações
Trabalho apresentado na II REPARQ, realizada no Rio de Janeiro, de 16 a 18 de novembro de 2011.