-
Leitura, narrativa e mediação: reflexões sobre memória, informação e conhecimento
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Leitura, narrativa e mediação: reflexões sobre memória, informação e conhecimento
Autor(es)
Resumo
Este trabalho trata a memória, a informação e o conhecimento como resultado de processos de mediação, levando em conta os agenciamentos sobre os diversos suportes de informação e as (im)possibilidades de relações e interações dos indivíduos com os mesmos. Apresenta a leitura e a narrativa como dispositivos de saber/poder para a formação de sujeitos ativos nos percursos de elaboração e manutenção de memórias, informações e conhecimentos. Além disso, observa as transformações do ler e do narrar face ao advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Resultado de estudo teórico, apresenta reflexões a partir da obra Fahrenheit 451. Objetiva destacar as características da mediação em uma sociedade autoritária, enquadrada por rótulos, narrativas e imagens que estabelecem discursos para a manutenção de uma realidade moldada e controlada. Considera as formas e os limites da construção do conhecimento em meio a processos de mediação cerceados por um regime totalitário que destrói seus pontos de referência. Deste modo, aponta para os agenciamentos bem como para os dispositivos de saber/poder acionados para a preservação ou destruição de referenciais em meio a jogos ideológicos e transformações sociais, culturais, espaciais e tecnológicas. Demonstra a importância da manutenção de suportes de informação/memória como recurso para garantir apropriações e construções de conhecimentos.
Palavra-Chave
Leitura | Mediação | Memória | Narrativas
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Coleção (ões)
Editora
Natureza
ISSN ou ISBN
978-85-88130-49-4
Link do Livro
https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32703/1/LIVRO_CompetenciaInformacaoNarrativa.pdf
ISBN
978-85-88130-49-4
Páginas
25-47